Categorias
Uncategorized

Relatório: Resultados Podcast Reimagem

Avaliação do Projeto

Consideramos que a realização do Podcast Reimagem, de modo geral, foi muito boa. Entretanto, ponderamos algumas questões que julgamos importantes, sobre as quais discutimos e aqui relacionamos, para fins de prestar conta não apenas de nossa relação com a verba que nos foi confiada, mas também com a relação direta com o tema central deste projeto, bem como com o objetivo principal desta produção: uma discussão tão ampla quanto possível a respeito do cinema e do audiovisual que é produzido no Espírito Santo.

Neste sentido, abrangemos temas de extrema relevância para o debate e para a solidificação do conhecimento disponível a respeito da nossa produção: falamos da história do nosso audiovisual: nos dedicamos a traçar um Panorama que se desenhou desde as primeiras imagens produzidas por Ludovico Persici até os filmes universitários ainda no primeiríssimo episódio, o mais longo e denso de toda a temporada; falamos sobre o Cineclubismo e sua relação direta com a cultura audiovisual no estado; traçamos um caminho cheio de Sinuosidades ao abordar as dificuldades existentes no exercício da profissão ao conversarmos com Izah Cândido, que compartilhou conosco suas experiências e pontos de vista a respeito de ser um produtor, negro e trans, em plena atividade no Espírito Santo; entrevistamos uma das mais importantes atrizes presentes e atuantes em terras capixabas, colocando Suely Bispo Em Cena em nosso podcast para compartilhar sua experiência com as artes cênicas e, principalmente, com o audiovisual; seguimos os Fluxos da cantora, diretora, produtora e multi-artista Maresia em um diálogo a respeito das diversas possibilidades que o ramo de atuação permite; e, para encerrar a temporada, convidamos o apresentador e curador Waldir Segundo para falar não apenas sobre Curadoria no ES, mas também a respeito das várias janelas de exibição que existem aqui, como festivais, mostras e programas de TV dedicados ao nosso cinema e ao audivoisual que é produzido em terras capixabas.

Quanto ao alcance do podcast, consideramos que nosso desempenho foi bom, mas poderia ter sido melhor. Nos esforçamos na divulgação, sendo incansáveis no processo de publicação e reportagens de cada um dos episódios, convocando a sociedade a participar do debate sobre os temas propostos não apenas através do site da Revista Reimagem, mas também das nossas diversas redes sociais, tomando todo o cuidado possível para que não caíssemos no limbo do spam, ou seja, das publicações indesejadas por conta do excesso de insistência. Talvez por decorrência desse cuidado, não tenhamos atingido um número maior de ouvintes.

Outro fator que talvez nos tenha afastado de atingir um público maior durante o período da realização do projeto foi o crescimento avassalador da quantidade de novos podcasts no último ano, principalmente no Brasil, que ocupa hoje a 5ª posição no ranking mundial de crescimento na produção do formato, conforme estudo do Ibope (Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/07/23/podcasts-modelo-pandemia-brasil/).

Como se trata de um produto que não termina quando o prazo de entrega deste relatório acaba, ou seja, é uma produção que permanecerá disponível gratuitamente nas redes, consideramos que concluímos a produção com um produto tecnicamente bem feito, realizado com muita pesquisa e carinho, além de um apuro técnico que se percebe ao ouvir os episódios (é possível notar certa progressão na qualidade, já que este é nosso primeiro trabalho via edital da Secult).

Por fim, acreditamos ter contribuído definitivamente para o debate e o fomento da cultura e especialmente do audiovisual que é produzido no Espírito Santo.

Perfil de público e números do Podcast Reimagem

93% do total de ouvintes do Podcast Reimagem utilizaram a plataforma Spotify e os dados abaixo se referem APENAS a esse aplicativo:

O público do Podcast Reimagem foi composto pela seguinte formação: 54% de ouvintes mulheres, 41% de ouvintes homens, 4% de ouvintes não-binários e 1% de ouvintes sem gênero declarado.

Quanto à idade dos ouvintes, o Anchor apontou que: 13% tinham até 22 anos; 39% tinham entre 23 e 27; 10% tinham entre 28 e 34; 21% entre 35 e 44; 11% entre 45 e 59; e 6% mais de 60 anos.

70% dos ouvintes ouviram a partir do Espírito Santo; 21% do Rio de Janeiro; 4% de São Paulo e, igualmente, 4% do Distrito Federal; menos de 1% de ouvintes vieram de Santa Catarina e do Paraná.

Episódios mais escutados no Spotify, respectivamente: Cineclubismo, com Luciana GB; Em Cena, com Suely Bispo e Panoramas, com Erly Vieira Jr.